fbpx

IMPRESSÃO DIGITAL

Impressão Digital: Entenda o que é, como funciona e porque você deve adotar o método

Você tem dúvidas sobre Impressão Digital? Nós sanamos todas elas aqui!

A impressão digital é conveniente e altamente eficaz quando comparada aos métodos tradicionais, trazendo diversos benefícios. Por este motivo o processo é tão popular atualmente. Este artigo fornece informações sobre o que, de fato, é a impressão digital.

O que é Impressão Digital?

Trata-se do processo de impressão de um arquivo eletrônico. O trabalho artístico é criado em um dispositivo digital e diretamente impresso no material físico. Desta forma, a impressão digital tornou-se uma alternativa aos meios tradicionais, como flexografia, litografia, impressão offset, tipografia, gravura e outros, devido à alta qualidade empregada no produto final e ao oferecimento de grande praticidade. O processo elimina a maioria das etapas necessárias para a realização de impressões tradicionais, como provas de cores, produção de filmes, fabricação de chapas de impressão e separação manual das peças.

Como funciona a impressão digital?

A imagem a ser impressa é enviada diretamente para a impressora por meio de um arquivo digital, como PDF, TIFF e muitos outros formatos. O processo é ideal para demandas de pequeno volume, mas com muitos detalhes. O processo não inclui estágios de pré-impressão entre o arquivo do documento e o produto final – esta etapa é obrigatória na maioria dos outros métodos convencionais de impressão. Por outro lado, você não precisa de equipamentos de formatação complexos, como produtos químicos para fotos e placas de filme. O trabalho realizado apenas terá o resultado desejado quando você seguir os seguintes passos:

  • Prepare uma imagem nítida, limpa e com alta resolução 

Marcas de corte e de sangria são adicionadas conforme o requisito da ordem de impressão. Depois que a sangria é aparada, as marcas de corte garantirão que não haja bordas não impressas no documento final.

  • Faça a imposição do material 

Isso garante que o máximo da área do papel seja usado para a impressão, além de tornar o trabalho de impressão mais eficiente e reduzir o desperdício de papel.

  • Converta o documento de imagem eletrônica em um arquivo GIF, TIFF, JPEG ou BMP

Antes de serem enviados para a impressora, os arquivos precisam ser formatados corretamente. Lembre-se que, os arquivos PDF também são usados ​​para fins de impressão, dependendo do software que você usa.

Por que você deve optar pela impressão digital?

A impressão digital é o método mais moderno e vantajoso existente até o momento. Ele fornece mais flexibilidade, funcionalidades e recursos em comparação à maioria dos meios de impressão convencionais. 

Os clientes de hoje necessitam de impressoras que forneçam um conteúdo em alta qualidade, de forma prática e rápida. Se você gostaria de ter acesso a tais facilidades – a impressão digital é a melhor solução para você. 

Conclusão final

O processo é muito mais rápido em relação à maioria dos métodos de impressão tradicionais. O breve tempo de resposta e as funcionalidades práticas de configuração auxiliam na aceleração de todo o processo. 

Também é interessante mencionar que a qualidade da imagem permanece inalterada quando uma pessoa faz uso desse método devido às poucas variações. Outro ponto importante é o benefício à natureza do processo. Não há necessidade de chapas de filme e produtos químicos para as fotos, pois não há etapas de pré-impressão. Por este motivo, não hesite em optar pela impressão digital. Você, certamente, não irá se arrepender!

Confira nosso portfólio de impressão digital em grandes formatos.

Gostou do artigo e deseja estudar mais sobre Impressão Digital e Produção Gráfica? Divirta-se no Wikipedia